quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Companhia das Culturas - Castro Marim, Algarve

No extremo sueste do Algarve, a Companhia das Culturas vive paredes meias com a aldeia de S. Bartolomeu e a Reserva Natural de Castro Marim. São 40ha de pinheiro manso, cortiça e alfarroba, damasco e figo, azeite e laranja em produção ecológica. O núcleo urbano, antigamente vinculado ao pomar de sequeiro e pastorícia, é um trabalho de recuperação do Arq. Pedro Ressano Garcia vocacionado para alojamento e workshops de arte, arquitectura, design, gastronomia, ioga e dança. O ecossistema, que afeiçoou a paisagem e a arquitectura, manifesta-se diariamente nos emblemáticos pequenos-almoços com produtos exclusivamente do lugar e da época. 
Sem televisão, nem música ambiente, mas com sistema de wi-fi, a CC proporciona estadias de recolhimento e caminhadas, a fazer pensar no lugar que se habita. 
O espírito do lugar e arquitectura vernacular articulam-se com os usos e estéticas contemporâneas, sempre numa perspectiva ecológica: sem ar condicionado, com ventilação de tecto e aquecimento eléctrico ou salamandra, recuperação de águas pluviais e residuais para a rega e energia solar. 






Sem comentários:

Enviar um comentário